Fitoterapia: Chá Digestivo e Desintoxicante

Fitoterapia: Chá Digestivo e Desintoxicante

Conceição Trucom *

CHÁ Digestivo - Desintoxicante - Diurético - Emagrecedor

Trata-se da mistura de 7 ervas + limão que, em primeiro plano tem ação DIGESTIVA quando ajuda no metabolismo da digestão, favorecendo na plena quebra dos alimentos até suas frações nutricionais básicas, como também na maior assimilação de seus nutrientes.

Mas é preciso entender que uma digestão "literal" completa começa na boca, onde deve ocorrer uma boa mastigação; passa pelo estômago, fígado e vesícula, onde devem ocorrer as "quebras" dos alimentos (carboidratos até monossacarídeos, proteínas até aminoácidos e gorduras até ácidos graxos), vai para o intestino delgado onde devem ocorrer as seleções ou "assimilações" e finalmente intestino grosso onde  encontra-se nossa flora intestinal e bases importantíssimas do sistema imunológico. Na sequência é onde deve ocorrer o pronto comando de uma eficiente excreção. Perceba que grifei os devem ocorrer, pois assim seria numa digestão feliz.

Neste caso não haveria obesidade, pois pessoas que digerem bem não acumulam excesso de gordura corporal. Em outras palavras: toda pessoa que apresenta excesso de gordura corporal NÃO DIGERE BEM. Seja porque se alimenta essencialmente com comida indigesta, ou porque seu sistema digestório está comprometido, subnutrido, desvitalizado e infeliz.

E mais: é preciso entender que quando escrevo digestão, não me refiro somente ao sistema digestório citado acima, mas às digestões "metafísicas" que devem ocorrer também nos pulmões, no coração, nos rins e na mente.

Assim, quando uso a erva hortelã neste chá, sucos ou saladas, sua função será refrescar os pulmões e rins, alegrar o coração e estimular a mente para realizar mais sinapses. E diante destes estímulos, "deixar sair" lastros, venenos e toxinas será inevitável, ou seja, emagrecer poderá ser um efeito colateral saudável, entre muitos outros. E, este emagrecer poderá ser literal, como também energético. Um exemplo, a pessoa é magra, mas sente fardos pesados em suas costas, rins ou coração.

Mas, como nada acontece em separado, as ervas diuréticas não poderiam faltar neste chá desintoxicante: erva-doce, capim-limão e boldo.

Um outro segredo deste chá é o seu sabor ácido-amargo, proporcionados pelo limão+casca,  carqueja e boldo. Através da medicina tradicional chinesa (MTC) sabemos que enquanto não aliviamos a carga tóxica do sistema hepático (iras e impotências), não será possível despertar e transbordar a doçura do coração (no físico, todo o sistema cardiovascular será beneficiado). Assim, principalmente nos primeiros 7 dias do tratamento, é importante deixar as ervas em infusão durante todo o dia de consumo, pois desta forma o chá será necessariamente mais amargo, facilitando a limpeza do sistema hepático e a chegada da doçura no coração.

No caso, para ajudar nesta chegada da doçura temos a erva-doce e a camomila, também ervas super digestivas e calmantes do sistema nervoso central.

Importante lembrar que a doçura do coração não é resultado de consumo alimentar (externo), mas de uma alquimia interna que liberta o sabor doce (magnetismo e carisma) somente após o bom uso dos demais sabores.

Enfim, este chá é a mistura de 7 ervas + 1 limão inteiro que você irá colocar durante seu preparo ou infusão.

Ingredientes - misture 50 gramas de cada uma das seguintes ervas secas: carqueja doce (opção: carqueja comum, porém o chá terá sabor mais amargo), hortelã (serve qualquer representante das mentas), melissa (opções: dente de leão ou erva cidreira), camomila, erva-doce, capim-limão e boldo do Chile. Coloque em um frasco de vidro com tampa e mantenha em local fresco e sombreado.

Preparo: coloque 1 litro de água filtrada para ferver. Corte 1 limão médio INTEIRO (casca + polpa - qualquer variedade) em rodelas. Segundos antes de iniciar a fervura da água acrescente o limão fatiado e 1 colher (sopa) da mistura das 7 ervas. Desligue o fogo e tampe a chaleira. Deixe em infusão por 10 minutos. Ao deixar as ervas dentro da infusão por todo o dia, seu sabor será bem amargo. Porém, recomendo seja feito desta forma por pelo menos os 7 primeiros dias do tratamento para facilitar a limpeza intensiva do sistema hepático. No caso de diabéticos, recomendo sempre seja feito desta forma, para acelerar a doçura interna e não ser dependente da doçura externa.

Tome este chá (morno ou fresco) ao longo do dia como se fosse água.

Tratamento: consuma este chá por 1 mês e dê um intervalo de 1 mês para o organismo aprender a administrar sua cura sozinho. Repita por mais 1 mês caso sinta necessário ou cada 3 meses. Ah! Ele pode ser usado também no preparo dos sucos desintoxicantes.

Onde comprar as ervas em SP: na zona cerealista do Brás, nas redondezas da Av. Mercúrio com a Rua Santa Rosa. Lá podem ser encontradas ervas de todo o Brasil e são sempre frescas devido ao baixo custo e grande volume diário de vendas.


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Siga-nos no Facebook