layout
layout
docelimao
layout
layout
layout
layout
 
 
Limão é Saúde A Prática Receitas Digestivas e Desintoxicantes
Share to Facebook Share to Twitter Email a Friend Print 
Receitas Digestivas e Desintoxicantes

Conceição Trucom *

Fui convidada para ser entrevistada pela Cátia Fonseca no programa Mulheres da TV Gazeta.

O tema? Limão, é claro! Nada como falar de leveza e luz, pois esta fruta é absolutamente solar, quando nos desintoxica, alegra e ilumina, física e emocionalmente, sempre.

Porém, minha abordagem foi o consumo do limão com foco na digestão, aliás, tema do Boletim Doce Limão Janeiro 2009 - Desintoxicar & Emagrecer dos fardos e lastros.

Muitas pessoas me perguntam se o limão emagrece e minha resposta é sempre: o limão é um aliado de todo o sistema digestivo, motivo pelo qual além de muitos outros benefícios, ele interfere positivamente no emagrecimento sim.

O fato é que: toda pessoa que tem excesso de gordura corporal é CERTEZA que não digere bem. Portanto, ao acordar o fogo da digestão, o emagrecimento e desintoxicação serão consequência natural.

Assim, minha sugestão é prepararmos receitas que ACORDEM A BOA DIGESTÃO: seja no estômago, no fígado, vesícula ou intestinos.

Para consumir em jejum - 20 a 30 minutos antes da refeição matinal:

Suco desintoxicante: 1 xícara de manga em cubos + 1 maçã em cubos (com casca - sem sementes) + suco fresco de 1 limão maduro + 1/2 maço de hortelã (folhas e talos) + 2 colheres (sopa) de semente germinada (girassol ou linhaça, etc.). Acrescente um mínimo de água. Bata tudo no liquidificador e tome imediatamente.
Nota: saiba como germinar sementes Como germinar sementes?

Receita milenar da Medicina Hindu: super simples, regula o metabolismo em geral (intestinos, pressão, vitalidade, resistência, etc.). Esprema o suco fresco de 1 limão em meio copo de água filtrada idealmente morninha. Dica gostosas para iniciantes: adicione + 1 colher (sopa) de suco concentrado de uva natural (sem açúcar) ou use água de coco no lugar da água filtrada.

Para consumir ao longo do dia e após as refeições:

Chá Digestivo e Desintoxicante. Perdemos este hábito, este ritual, de celebrar o final das refeições com um chá digestivo, que é um excelente aliado da digestão e desintoxicação, principalmente quando as refeições não são 100% saudáveis. Lembrando que o propósito não é seguir com uma alimentação ruim e usar o chá como panacéia de neutralização. Meu propósito é que as pessoas estimulem e se conheçam quando a digestão verdadeira acontece. Lembrando também que a digestão não é algo que acontece somente com os alimentos. Precisamos otimizar a digestão de nós mesmas, dos nossos sucessos e fracassos, como também de todas as nossas relações.

Ingredientes: misture 50 gramas de cada uma das seguintes ervas secas - carqueja doce (opção: carqueja comum, porém o chá terá sabor mais amargo), hortelã, dente de leão, camomila, erva-doce, capim-limão e boldo do Chile. Coloque em um frasco de vidro com tampa e mantenha em local fresco e sombreado.

Preparo: coloque 1 litro de água filtrada para ferver. Corte 1 limão médio INTEIRO em rodelas (casca + polpa + sementes se tiver - serve qualquer variedade desde que o limão esteja maduro). Segundos antes de iniciar a fervura da água acrescente o limão fatiado e 1 colher (sopa) da mistura das 7 ervas. Desligue o fogo e tampe a chaleira. Deixe em infusão por 10 minutos. Tome este chá (morno ou fresco) ao longo do dia como se fosse água.

Tratamento: consuma este chá por 1 mês. Dê um intervalo de 1 semana e repita o tratamento. Este chá pode ser usado também no preparo dos sucos desintoxicantes.

Caso você queira adquirir este chá pronto clique aqui

Para consumir no almoço

Receita indiana do picles de limão, onde a casca é fermentada no seu próprio suco. Com apenas 1 pequeno pedaço deste picles, integrado com a refeição do almoço, acorda-se o fogo da digestão, tratando todas as dificuldades do sistema digestório. Confira a receita

Para quem come na rua:

Receita indiana do Pó digestivo ou Chooran:

Uma receita super simples, preparada com ervas digestivas e suco de limão que a pessoa pode levar na bolsa e usar em sucos, saladas, sanduíches, etc.; principalmente quando está na rua ou comendo algo não muito saudável. Confira a receita

Alguns truques:

Só em último caso - se você não consegue parar de comer mesmo quando já está satisfeita -, experimente tomar 1/2 ou 1 copo de suco desintoxicante uns 20 minutos após a refeição. Ele irá acelerar a digestão e cortar a compulsão.

Importante lembrar - os sucos desintoxicantes devem ser preparados com vegetais crus, frescos e maduros (idealmente orgânicos), devem ser ingeridos imediatamente após seu preparo e não devem conter açúcar.

Leia mais em: Dicas para alimentar-se bem

 

Confira na AGENDA sobre nossas Oficinas da Linhaça e do Limão, além dos cursos e palestras da Alimentação Crua e Viva.
 

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br 

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do LimãoA importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix. O que possibilitará o consumo desta fruta e a prática dessa filosofia de vida com responsabilidade.   

 

Pesquise no site

Receba nossos boletins

Inscreva-se na Turma Doce Limão, receba gratuitamente nossos boletins e ainda ganhe a Apostila de Meditação, em formato PDF.



 
   
layout layout
 
Copyright © 2014 Doce Limão - Alimentação natural, desintoxicante, crua e viva, linhaça e muito mais por Conceição Trucom. Todos os direitos reservados.