Receitas Digestivas e Desintoxicantes

Receitas Digestivas e Desintoxicantes

Conceição Trucom *

Fui convidada para ser entrevistada pela Cátia Fonseca no programa Mulheres da TV Gazeta.

O tema? Limão, é claro! Nada como falar de leveza e luz, pois esta fruta é absolutamente solar, quando nos desintoxica, alegra e ilumina, física e emocionalmente, sempre.

Porém, minha abordagem foi o consumo do limão com foco na digestão, aliás, tema do Boletim Doce Limão Janeiro 2009 - Desintoxicar & Emagrecer dos fardos e lastros.

Muitas pessoas me perguntam se o limão emagrece e minha resposta é sempre: o limão é um aliado de todo o sistema digestivo, motivo pelo qual além de muitos outros benefícios, ele interfere positivamente no emagrecimento sim.

O fato é que: toda pessoa que tem excesso de gordura corporal é CERTEZA que não digere bem. Portanto, ao acordar o fogo da digestão, o emagrecimento e desintoxicação serão consequência natural.

Assim, minha sugestão é prepararmos receitas que ACORDEM A BOA DIGESTÃO: seja no estômago, no fígado, vesícula ou intestinos.

Para consumir em jejum - 20 a 30 minutos antes da refeição matinal:

Suco desintoxicante: 1 xícara de manga em cubos + 1 maçã em cubos (com casca - sem sementes) + suco fresco de 1 limão maduro + 1/2 maço de hortelã (folhas e talos) + 2 colheres (sopa) de semente germinada (girassol ou linhaça, etc.). Acrescente um mínimo de água. Bata tudo no liquidificador e tome imediatamente.
Nota: saiba como germinar sementes Como germinar sementes?

Receita milenar da Medicina Hindu: super simples, regula o metabolismo em geral (intestinos, pressão, vitalidade, resistência, etc.). Esprema o suco fresco de 1 limão em meio copo de água filtrada idealmente morninha. Dica para iniciante: adicione + 1 colher (sopa) de suco concentrado de uva natural (sem açúcar) ou use água de coco no lugar da água filtrada.

Para consumir ao longo do dia e após as refeições:

Chá Digestivo e Desintoxicante. Perdemos este hábito, este ritual, de celebrar o final das refeições com um chá digestivo, que é um excelente aliado da digestão e desintoxicação, principalmente quando as refeições não são 100% saudáveis. Lembrando que o propósito não é seguir com uma alimentação ruim e usar o chá como panacéia de neutralização. Meu propósito é que as pessoas estimulem e se conheçam quando a digestão verdadeira acontece. Lembrando também que a digestão não é algo que acontece somente com os alimentos. Precisamos otimizar a digestão de nós mesmas, dos nossos sucessos e fracassos, como também de todas as nossas relações.

Ingredientes: misture 50 gramas de cada uma das seguintes ervas secas - carqueja doce (opção: carqueja comum, porém o chá terá sabor mais amargo), hortelã, dente de leão, camomila, erva-doce, capim-limão e boldo do Chile. Coloque em um frasco de vidro com tampa e mantenha em local fresco e sombreado.

Preparo: coloque 1 litro de água filtrada para ferver. Corte 1 limão médio INTEIRO em rodelas (casca + polpa + sementes se tiver - serve qualquer variedade desde que o limão esteja maduro). Segundos antes de iniciar a fervura da água acrescente o limão fatiado e 1 colher (sopa) da mistura das 7 ervas. Desligue o fogo e tampe a chaleira. Deixe em infusão por 10 minutos. Tome este chá (morno ou fresco) ao longo do dia como se fosse água.

Tratamento: consuma este chá por 1 mês. Dê um intervalo de 1 semana e repita o tratamento. Este chá pode ser usado também no preparo dos sucos desintoxicantes.

Para consumir no almoço

Receita indiana do picles de limão, onde a casca é fermentada no seu próprio suco. Com apenas 1 pequeno pedaço deste picles, integrado com a refeição do almoço, acorda-se o fogo da digestão, tratando todas as dificuldades do sistema digestório. Confira a receita aqui

Para quem come na rua:

Receita indiana do Pó digestivo ou Chooran:

Uma receita super simples, preparada com ervas digestivas e suco de limão que a pessoa pode levar na bolsa e usar em sucos, saladas, sanduíches, etc.; principalmente quando está na rua ou comendo algo não muito saudável. Confira a receita aqui

Alguns truques:

Só em último caso - se você não consegue parar de comer mesmo quando já está satisfeita -, experimente tomar 1/2 ou 1 copo de suco desintoxicante uns 20 minutos após a refeição. Ele irá acelerar a digestão e cortar a compulsão.

Importante lembrar - os sucos desintoxicantes devem ser preparados com vegetais crus, frescos e maduros (idealmente orgânicos), devem ser ingeridos imediatamente após seu preparo e não devem conter açúcar.

Leia mais em: Dicas para alimentar-se bem


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Siga-nos no Facebook

Receba nossos boletins

Inscreva-se na Turma Doce Limão, receba gratuitamente nossos boletins e ainda ganhe a Apostila de Meditação, em formato PDF.