Depoimentos Limão - Refluxo Esofágico

Depoimentos Limão - Refluxo Esofágico

Sérgio Ricardo

Olá, obrigado pela resposta. Aproveito para dar um depoimento em relação aos benefícios do limão. Há alguns anos (2005 talvez) eu tinha um problema de refluxo. Era uma queimação muito desagradável que subia pelo esôfago.

Vivia tomando omeprazol de 3 em 3 dias (mais ou menos). Eu já tinha ouvido falar que o suco do limão (puro) seria muito eficaz para resolver este problema. Só que eu não acreditava nisto. Achava que era coisa de crendice, tipo aquelas coisas que nossos avós falavam, sem muito embasamento.

Eu pensava: como é que um suco tão ácido poderia curar meu refluxo? O mais provável é que vou cuspir fogo. Assim, fiquei usando omeprazol toda vez que o refluxo começava.

Um dia porém, no final da tarde, eu me preparava para dar uma caminhada (fazer exercício) e para minha "sorte" o refluxo começou. Eu tinha umas 3 cápsulas de omeprazol no frasco e antes de pegar uma, lembro que olhei em cima da mesa da cozinha, onde tinha alguns limões. Alguém da família os havia pegado para talvez fazer algum chá.

Pensei, é agora, vou experimentar. Tomei o suco puro de uns 3 limões, mas mantive o omeprazol guardado, para, em caso de emergência, engolir uns 2 de uma só vez. Tomei o suco, aguardei uns minutos e, aparentemente tudo bem. Saí para caminhar.

Minhas caminhadas duram cerca de 1 hora. Lembro que durante o exercício, uns 40 minutos de caminhada, para minha surpresa, o refluxo tinha sumido completamente. Fiquei admirado.

Comecei a pesquisar na internet, e foi quando encontrei o Doce Limão, e descobri que existe fartura de informação sobre os benefícios do limão. Fiz um bom tratamento usando o suco do limão e desde então nunca mais usei omeprazol.

Comentários Conceição Trucom

Refluxo esofágico é um mal crescente que aparece em mais de 12% da população brasileira, causado pela substância gástrica que vai para o esôfago, provocando arrotos e “volta” de comida. Os sintomas também podem anunciar um simples mau funcionamento do estômago, geralmente causado por maus hábitos alimentares, que fazem o estômago 'doer'.

O omeprazol é um remédio alopático cuja função é bloquear prótons (H+ = acidez). O suco do limão, com seu elevado teor de ácido cítrico (5 a 7%), é um agente complexante e tamponante, que funciona como um bloqueador de prótons "natural", neutralizando sites ácidos, estabilizando o meio em pH levemente alcalino. As vantagens do limão sobre o omeprazol são muitas porque ele vai muito além de somente sequestrar prótons. Fazendo uma analogia, tal propriedade só "abaixa a febre", não cura a "infecção".

Assim, comparando somente esta função, o ácido cítrico do limão neutraliza a acidez e ESTABILIZA o meio num pH levemente alcalino, ou seja, o suco fresco do limão é um agente alcalinizante. A esta estabilidade dá-se o nome de "tamponar". E, na condição levemente alcalina ocorre a dificuldade para a presença de bactérias, ou seja, o ácido cítrico acumula a função de ser um antibiótico natural.

O limão funciona também como um cicatrizante das mucosas agredidas pela acidez, proporcionando um ambiente favorável à cura das úlceras. Por último, o suco natural e fresco do limão atua como um agente adstringente (detergente), dissolvendo gorduras e evitando grandes formações de gases, um fenômeno do refluxo esofágico. E, para alguns médicos naturalistas, o limão é reconhecido como uma 'bilis vegetal', ou seja, um aliado da boa digestão.

No caso do Sérgio, ele tomou de uma só vez o suco de 3 limões e tal dosagem lhe fez bem, mas com o suco de 1 limão médio (2 colheres de sopa), já seria suficiente. Importante lembrar que precisa ser suco fresco, espremido na hora do consumo.

E, no dia-a-dia, como tratamento de cura e manutenção, vale a indicação:

JEJUM: 1/2 copo de água morna com o suco fresco de 1 limão em jejum 20-30 minutos antes da refeição matinal.

ALMOÇO E JANTAR: existem pessoas que se sentem muito bem tomando novamente este 1/2 copo de água morna com o suco fresco de 1 limão 20 minutos antes. E, existem pessoas que se sentem melhor tomando esta mesma beberagem porém logo após a refeição principal. Enfim, cada pessoa deve conversar com seu organismo e experimentar.

Um outro retorno que tenho dos meus leitores. Existem pessoas que conseguem excelentes resultados com o limão Tahiti, mas que não se sentem tão bem com o limão Rosa (Cravo - Capeta - Vinagre são outros nomes desta variedade). E existem depoimentos falando exatamente o contrário: sentem-se ótimos com o limão Rosa e não se adaptam tão bem com o limão Tahiti.

Na minha leitura todos os limões, não importa a variedade, são terapêuticos, desde que maduros e frescos, ou seja, de época e colhido na região que habita (sudeste, nordeste, etc.). Não recomendo frutos importados ou de outras regiões. Mas esta questão pessoal, de qual variedade de limão lhe provoca mais bem-estar e cura, deverá ser avaliada por experiência pessoal e diária.


Márcio Paiva de Uberlândia-MG

Prezada Conceição, sofro de refluxo gastro-esofágico e tenho queimação constantemente. Quero comunicar a todos os visitantes do Doce Limão tem sido uma bênção para mim todos os seus textos, receitas e dicas. Experimentei vários antiácidos, mas nenhum deles me trouxe o alívio que o limão proporciona. 

Devo salientar que tenho mais sucesso quando tomo o suco do limão umas duas horas após a refeição. Quando tomado com o estômago vazio percebo que a eficácia não é a mesma. Não sei se isso tem alguma explicação terapêutica ou se é uma condição que varia de organismo para organismo. 

A dúvida que tenho é a seguinte. Tenho tomado o suco do limão duas vezes ao dia (1 copo de cada vez) acompanhado de adoçante. Eu gostaria de saber se o uso do adoçante pode reduzir a eficácia terapêutica do limão. Tenho também um problema que me incomoda muito que é a dificuldade de digestão, em virtude do refluxo, o que me obriga a tomar a Bromoprida que, sinceramente, me faz mais mal do que bem. Os efeitos colatorais me fazem sentir um verdadeiro morto-vivo. Será que você poderia me dar umas dicas do limão como agente auxiliar da digestão? Obrigado. 

Conceição Trucom: Você pode acessar receitas fantásticas da medicina hindu Ayurvédica como o Chooran, o Picles de limão e o Chá Digestivo, específicas para tratar problemas digestivos. Como vc já tem problemas digestivos e propensão ao refluxo, evite consumir alimentos e substâncias sintéticas como adoçantes. Na necessidade de adoçar, use o suco de limão batido com água de coco ou maçã bem doce. Sucesso!

Leia mais: Limão x Sistema Digestivo  


Ana Luiza Vestins

Desejo deixar meu eterno agradecimento. Tive problemas de refluxo e com a utilização do suco de limão estou ótima. Tenho indicado o site com frequencia. Muito Grata!


Doce Limão é um portal que em fevereiro de 2014 completou 9 anos de existência, com uma visitação média de 10 mil pessoas/dia. Sempre dinâmico, alegre e sedento por crescer e transbordar, seu primeiro setênio foi comemorado como um marco que fala de maturidade, responsabilidade, saúde integral e revolução; em meio a Era da Loucura.

Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando e crescidos, fortalecidos para aumentar nosso Ponto de Luz! Confira, porque vale a pena!

Lançamentos: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

E se não houver Alimento? - editora IRDIN

         

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, e citadas a autora e a fonte www.docelimao.com.br.

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros Alimentação Desintoxicant e De BEM com a Natureza - ambos editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática dessa filosofia de vida com responsabilidade.  

Siga-nos no Facebook