Aromaterapia: Óleos de Massagem

Conceição Trucom *

Importante: - Receitas somente para Uso externo

- Todos os óleos essenciais (OEs) das receitas a seguir devem ser naturais e puros, pois somente desta forma serão terapêuticos. Não use essências, pois apesar delas apresentarem aroma semelhante ao dos óleos essenciais, elas são produtos sintéticos, portanto, sem propriedades terapêuticas e com forte potencial para causar alergias.

1. ÓLEO de massagem DESINTOXICANTE (tampa verde)

 
 

Ingredientes: 15 ml de óleo de linhaça + 15 ml de óleo de babaçu + 30 ml de óleo de girassol + 6 gotas de óleo essencial de funcho-doce (outros nomes: anis, erva-doce, fennel) + 6 gotas de óleo essencial de capim limão (outro nome: lemon grass) + 12 gotas de óleo essencial de limão (tahiti ou siciliano).

Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro com tampa dosadora.

Função: ativa a circulação periférica acelerando a eliminação de toxinas via pele. Trata celulite e gordura localizada. Partes do corpo onde a circulação está prejudicada como varizes, pernas e pés ou braços e mãos.

Forma de uso: massageie as pernas com movimentos delicados de baixo para cima. Comece nos pés e calcanhares e vá subindo até os joelhos. Depois dos joelhos até as virilhas. Massageie também o abdome, os locais com celulite e gordura localizada, com movimentos circulares, carinhosos, porém vigorosos (como se estivesse acordando e acariciando toda a pele). Realize este procedimento diariamente, idealmente ao final do dia, após o banho para deixar agir por toda a noite. Opcional: use uma escova de cerdas macias para massagear todo o corpo. Este tratamento será mais profundo e acelerado, se integrado com a toma diária (em jejum) dos sucos desintoxicantes.

2. ÓLEO de massagem para tratar problemas de PERNAS

Função: ativa a circulação periférica tratando problemas de varizes, pernas cansadas, feridas e cicatrização.

Ingredientes: 30 ml de óleo de linhaça + 30 ml de óleo de babaçu + 6 gotas de óleo essencial de lavanda + 6 gotas de óleo essencial de tea-tree (melaleuca) + 12 gotas de óleo essencial de limão (tahiti ou siciliano) + 12 gotas de óleo essencial de capim-limão (lemongrass).

Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro com tampa dosadora.

Forma de uso: massageie as pernas com movimentos delicados de baixo para cima. Entre em contato com o agradável e estimulante aroma desta sinergia de óleos vegetais e essenciais. Se permita dar uma parada, um convite para curti-lo. Realize este procedimento diariamente pela manhã e ao final do dia, deixando agir por toda a noite. Observação: este óleo é muito indicado para portadores de diabetes, quando problemas de cicatrização e circulação nas pernas é comum. Este tratamento, será mais profundo e acelerado, se integrado com a toma diária (em jejum) dos sucos desintoxicantes.
 

3. ÓLEO REGENERADOR CELULAR E BACTERICIDA (tampa rosa)

 

Ingredientes: 30 ml de óleo de linhaça prensado a frio (antiinflamatório) + 15 ml de óleo de babaçu ou coco (ajuda na rápida penetração dos ativos) + 15 ml de óleo de girassol (emoliente e umectante) + 2,5 ml de óleo de copaíba (conservante e FPS 8) + 26 gotas de óleo essencial (OE) de tea-tree (bactericida e regenerador celular) + 14 gotas de óleo essencial (OE) de lavanda (relaxante e regenerador celular).

Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro com tampa.

Função: também conhecido como "doril nas rugas" esta fórmula ativa a circulação periférica e acelera a eliminação de toxinas via pele. Acorda, relaxa e harmoniza. Trata problemas de pele em geral equilibrando sua oleosidade (peles secas ou oleosas e acnéicas), aliviando sinais de envelhecimento, curando desarmonias como pintas vermelhas (pré-câncer) e problemas circulatórios. Um excelente bactericida, previne e trata históricos de candidíase (feminina e masculina). Trata a pele da barriga de gestantes prevenindo estrias e alergias. Trata peles oleosas e acnéicas. Trata problemas leves de psoríase e rosáceas. Previne e trata problema de hemorróida.

Forma de uso: aplique no rosto e pescoço com massagens suaves e delicadas, para aumentar a circulação, portanto ativar a desintoxicação e desinflamação. Deixe permanecer sobre a pele. Ideal aplicar pela manhã após o banho e à noite antes de deitar. Ao tratar candidíase ou hemorróidas, aplique 5 a 7 gotas no local logo após perfeita assepsia. Quando preventiva 1-2 vezes/dia. Quando curativa 3 ou mais vezes/dia.

Maiores informações sobre as matérias-primas desta receita, como também sobre este produto pronto confira na loja virtual da Viver Zen 
 

Leia mais em: Aromaterapia - Óleo Antiestresse e Ansiedade  

Sucos Desintoxicantes I 

Confira na AGENDA sobre nossas Oficinas da Linhaça e do Limão, além dos cursos e palestras da Alimentação Crua e Viva. 

 

(*) Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, o bem-estar e a qualidade de vida.

Extraído do livro A importância da Linhaça na saúde editora Alaúde.

Reprodução permitida desde que mencionada a autoria e fonte: www.docelimao.com.br

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros De BEM com a Natureza e Alimentação Desintoxicante (ambos Editora Alaúde), o que possibilitará a prática desta alimentação e filosofia de vida com consciência e responsabilidade.   

Siga-nos no Facebook