Dicas do LAR com o limão

Dicas do LAR com o limão

Conceição Trucom *

Existem truques que resolvem problemas e facilitam a vida, podendo inclusive, ser aqueles segredos passados de mãe para filha há muitas gerações. Conheça algumas dicas bem práticas com o limão.

ATENÇÃO: existe um lixo eletrônico circulando na net sobre congelar o limão para ralar, etc. Não faça isso!

E, como em todo lixo eletrônico, misturam no texto meias verdades com engodos absurdos, do tipo 10 MIL vezes mais ativo que a quimioterapia. De onde tiraram este valor? E, mesmo que assim fosse, na forma congelado a frase correta seria: congelou? Dançou... 

O congelamento é um cozimento reverso que ANULA as propriedades terapêuticas desta fruta solar e sagrada. Percebe? Sua natureza é solar e não combina com o congelamento... Aliás, nenhum alimento vivo combina com cozimentos, seja pelo excesso de fogo ou pelo congelamento.

Se você deseja saber mais sobre um assunto, busque um site e/ou autor que esteja ancorando tudo que escreve, porque nosso tempo já é tão precioso, não devemos jogá-lo pelo ralo lendo mensagens soltas, sem lenço nem documento...

Também use o bom senso: você acha mesmo que um alimento fresco substitui um alimento congelado? Você acha mesmo que é mais fácil (ou prático) congelar e ralar um alimento congelado do que usar ele in natura?
 

 

Leia AQUI as formas benéficas e seguras de consumir o óleo essencial
que contém a casca do limão.
  

Vamos às DICAS:

- Antes de colocar sal durante o preparo de algum alimento, use gotas de suco fresco do limão. Ele irá acentuar os sabores naturais daquela composição e você, certamente, irá usar menos sal.

- Salpicar uma colher de sopa de suco fresco de limão sobre a água que se cozinha o repolho, brócolis ou couve flor evita o cheiro forte.

- Quiabo sem baba: colocar o quiabo lavado em suco fresco de limão por 15 minutos. Lavar novamente e preparar conforme receita normal.

- Tirar o cheiro de peixe ao fritar: colocar gotas de suco fresco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Diminui a fumaça e o cheiro de fritura do ambiente.

- Clarear e amaciar as mãos: colocar um pouco de açúcar (ou fubá) nas mãos e esfregá-las com a metade de 1 limão (ou o bagaço de limão já espremido). Lavá-las muito bem em seguida.

- Tirar o cheiro de ovo, alho ou cebola das mãos: basta esfregar a casca ou carcaça de limão já espremido. Lavar bem em seguida.

- Tratar pele oleosa e acnéica: preparar uma pasta de suco de limão e açúcar e aplicar sobre o rosto. Deixar agir por 1-2 minutos, lavar e enxaguar bem. Aplicar o hidratante e/ou filtro usual.

- Melhorar o hálito: fazer gargarejos com 1 copo de água morna e o suco fresco de 1 limão. Ou então usar a pasta de dentes terapêutica e salina ensinada nas oficinas do limão. Hehe! Para eliminar o odor de alho ou cebola na boca basta mastigar folhas frescas de hortelã ou lascas da casca de limão.

- Quando for cozinhar um macarrão de marca desconhecida, para evitar que fique "unidos venceremos", basta acrescentar suco fresco de meio limão, que ele ficará bem solto.

- Eliminar o cheiro de peixe dos talheres e panelas: esfregar o bagaço do limão já espremido. Deixar agir por uns minutinhos e lavar.

- Desinfetar talheres ou utensílios de madeira: colher de pau é ótima para cozinhar, porém madeira é danada para criar fungo. Assim, após usar qualquer utensílio de madeira, deixar de molho em suco de 1 limão diluído em 1/2 copo de água por um mínimo de 30 minutos. Enxaguar e deixar secar ao sol ou no forno bem baixo.

- Tirar o mau cheiro da esponja de lavar louça: este mau odor é um perigo para a saúde, pois é devido a resíduos de alimentos em putrefação.  Espremer o suco de 1 limão e colocar em um copo. Completar com água até a metade. Submergir a esponja e deixar agindo por mínimo 30 minutos ou por toda a noite. Enxaguar e está pronta para uso saudável.

- Tirar mancha de tinta de caneta do móvel de madeira: lavar imediatamente com água fria e depois esfregar com suco fresco de limão.

- Tirar mancha de ferrugem de um tecido lavável: esfregar com limão e sal e colocar no sol até secar. Depois, lavar normalmente com água e sabão.

- Tirar mancha das panelas: colocar água, suco de limão e levar ao fogo baixo. As manchas sairão facilmente quando esfregadas com esponja.

- Espantar as formigas da cozinha: triturar a carcaça lavada de 1 limão com 1 colher de chá de cravos da índia até obter uma pasta. Colocar no caminho das formigas.

- Arear as bocas do fogão: depois que derrama leite, feijão ou após muita fritura, as bocas do fogão ficam impraticáveis. A solução é jogar sal e suco de limão e arear com o bombril. Rapidinho elas voltarão a ficar limpas e brilhantes.

Texto extraído do livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde.


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Siga-nos no Facebook

Receba nossos boletins

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!