Terapia do Limão para Crianças

Terapia do Limão para Crianças

Conceição Trucom *

Fortalecendo o sistema imunológico dos baixinhos

Parte I

Este texto é um complemento. Primeiro leia Terapia Intensiva do Limão (TIL) e na sequência este, que é especial para crianças.

Sempre é hora de fortalecer o sistema imunológico dos baixinhos. E dos altinhos também.

Uma criança, com alimentação repetidamente inadequada, desenvolve um sangue continuamente ácido, condição ideal para muitas enfermidades e suas manifestações, entre elas, a obesidade, os quadros alérgicos repetitivos, problemas na formação óssea, doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças derivadas de um sistema imunológico fragilizado.

Assim, para prevenir que o organismo chegue à doença, ou mesmo tratar a doença, é necessário fazer uso diário de alimentos que alcalinizem o sangue, favorecendo o equilíbrio metabólico e a eliminação dos seus resíduos tóxicos.

Quando isso não acontece, tais resíduos permanecem por tempo demasiado no organismo, ocasionando agravos patológicos, funcionando ainda como verdadeiros escudos, ao dificultarem o sucesso dos tratamentos convencionais de cura e das terapias alternativas.

O limão, com seus ácidos facilmente transformados em elementos alcalinizantes e suas bases, fermentos, vitaminas, fibras e monoterpenos, contribui poderosamente para eliminar esses responsáveis diretos e indiretos pelas doenças.

Muitas dificuldades de saúde se beneficiam com o consumo regular do limão. No entanto, o uso intensivo é especialmente indicado no fortalecimento do sistema imunológico, respiratório e cardiovascular, oferecendo assim proteção contra muitas doenças, e contra baixa vitalidade, atenção e aprendizado.

As condições ideais dessa Terapia estão - na íntegra - no texto acima indicado.

A Terapia Intensiva

O tratamento mais conhecido e divulgado na literatura sobre o limão é a Terapia Intensiva de 19 dias. Observe na tabela a seguir o esquema dia a dia de como deve ser praticado este tratamento nas diferentes faixas etárias. Lembrando que crianças menores de 2 anos (desmamadas) não devem praticar esta terapia, mas somente a toma diária dos sucos desintoxicantes.

Naqueles dias quando são muitos os limões, e o volume de suco é elevado, a ingestão pode ser feita em apenas uma toma em jejum, ou, mais realizável, em 2-3 tomas distribuídas ao longo do dia:

» Primeira toma em jejum, 20 minutos antes da refeição matinal;

» Uma ou duas tomas 20 minutos antes das refeições principais.
  

Dias
2-12 anos
>12 anos
Dias
2-12 anos
>12 anos
Colheres sopa de suco
fresco de limão ou ml
Colheres sopa de suco
fresco de limão ou ml
1 = 15 ml
2 = 30 ml
11º
9 = 135 ml
18 = 270 ml
2 = 30 ml
4 = 60 ml
12º
8 = 120 ml
16 = 240 ml
3 = 45 ml
6 = 90 ml
13º
7 = 105 ml
14 = 210 ml
4 = 60 ml
8 = 120 ml
14º
6 = 90 ml
12 = 180 ml
5 = 75 ml
10 = 150 ml
15º
5 = 75 ml
10 = 150 ml
6 = 90 ml
12 = 180 ml
16º
4 = 60 ml
8 = 120 ml
7 = 105 ml
14 = 210 ml
17º
3 = 45 ml
6 = 90 ml
8 = 120 ml
16 = 240 ml
18º
2 = 30 ml
4 = 60 ml
9 = 135 ml
18 = 270 ml
19º
1 = 15 ml
2 = 30 ml
10º
10 = 150 ml
20 = 300 ml
20º
Fim
Fim

Nota: 1 limão médio gera 30 ml de suco = 2 colheres de sopa

Não pense que este tratamento deve ser praticado igualmente por todas as crianças. Ao contrário, existe a possibilidade de serem feitas adaptações, conforme as condições e sensações corporais de cada criança.

Observar que podem ocorrer as situações a seguir descritas:

A criança está por demais intoxicada e logo no começo do tratamento sente muito mal-estar, como acidez, náuseas, dor de cabeça, diarreia ou indisposição geral. Neste caso, o indicado é respeitar o corpo; e repetir a quantidade de limões do dia anterior e observar. Caso os sintomas aliviem um pouco, seguir em frente na sequência prescrita pela Terapia Intensiva. Caso permaneçam os fortes sintomas, repetir por mais 1 dia a mesma dosagem de limões e observar as reações do corpo.

Se ainda assim permanecer uma sintomatologia de elevado incômodo, interromper o tratamento e recomeçar na semana seguinte do ponto zero. Aproveitar essa semana de intervalo para oferecer à criança uma alimentação mais leve e natural, ingerindo mais frutas, brotos, folhas, sementes germinadas e cereais integrais.

A Terapia Leve

Este procedimento é possível para crianças que nunca praticaram a Terapia Intensiva do Limão e cujos pais têm medo de não conseguir levá-la até o final.

Trata-se de uma terapia de adaptação ao tratamento intensivo, que pode também ser planejada sempre que necessária uma limpeza mais rápida e superficial do organismo.

A Terapia Leve, como no exemplo a seguir, pode ser de 3, 5, 7, 9 ou 11 dias.

Exemplo: Terapia Leve de 5 dias. Iniciar com o consumo de 1 dose (15 ml para crianças de 2 a 12 anos ou 30 ml para crianças acima de 12 anos), no segundo dia são 2 doses, e no terceiro dia são 3 doses. No quarto dia reduzir para 2 doses e, finalmente, 1 dose no quinto dia.

Posso diluir o suco?

Idealmente não. O correto é o suco puro e fresco do limão. Acrescentar água (filtrada ou de coco) irá diluir o efeito desejado de limpeza, cicatrização, alcalinização e harmonização metabólica. O que costumo sugerir, para crianças, é:

Opção 1: acrescentar 2 colheres (sopa) de suco natural de uva concentrado (caseiro ou orgânico, isento de aditivos e açúcar). A uva também é um alimento de elevado poder alcalinizante e desintoxicante.

Opção 2: acrescentar 2 colheres (sopa) de água de coco-verde.

Opção 3: acrescentar o suco de 1 maçã média que pode ser batida no liquidificador junto com o suco dos limões ou, quando são poucos limões, obtido via centrífuga.

Entretanto, pode acontecer dificuldade na toma do suco puro, embora, se tomado com canudinho, esta possibilidade será muito reduzida. Neste caso, há que respeitar sua dificuldade e usar esse mesmo recurso através de outro alimento desintoxicante e alcalinizante como a uva, usando a mesma tabela e volumes.

Outra opção é o consumo diário do suco fresco de 1 limão batido com frutas e folhas verdes, que são os chamados sucos desintoxicantes. Diferente do tratamento leve ou intensivo, o uso diário dos sucos desintoxicantes em jejum é uma dinâmica DIÁRIA e contínua, mais sutil e suave, porém também de elevado poder terapêutico e preventivo.

Atenção: Não se automedique. Este texto é para esclarecer. Entretanto, as dosagens, quantidades, horário, frequência e demais explicações do correto uso do limão é que darão a possibilidade de sucesso nos tratamentos de prevenção e cura. Como qualquer medicamento, o poder de cura do limão não está num uso esporádico e inadequado, mas no seu uso correto e frequente. Que bom seria se todos pudessem conhecer de forma completa "O poder de cura do limão".

Leia também: Terapia Intensiva do Limão (TIL)

Desintoxicação é uma forma de cura

Conheça também nosso curso online:

Curso online


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Siga-nos no Facebook

Receba nossos boletins

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!