As 7 Condições da Saúde e Felicidade

As 7 Condições da Saúde e Felicidade

Conceição Trucom *

Quando uma pessoa está doente a medicina acadêmica volta-se principalmente para o diagnóstico da doença, e para os meios de fazer os sintomas desaparecerem. Receitam remédios alopáticos ou recomendam cirurgias, que geralmente acabam com os sintomas, mas não necessariamente com a causa.

No estudo somente dos distúrbios (efeitos), médico e paciente se afastam da visão global do ser humano e do significado profundo e real da doença, ou seja, as verdadeiras causas. A doença sempre corresponde a um esforço do corpo para restabelecer seu equilíbrio. Em vez de silenciar os sintomas, podemos escutar as suas mensagens e ajudá-lo a curar-se.

A milenar medicina tradicional chinesa (MTC) começa por avaliar junto com o paciente sobre as sete condições da saúde e felicidade em que esta pessoa se encontra, ou seja, o quanto ela está distante, ou próxima, de um corpo saudável e feliz. A partir desta avaliação, que pode demorar horas e até dias, torna-se possível determinar o grau de doença e intoxicação do organismo.

Esta avaliação da MTC é um exercício de auto-avaliação sincera, que gera uma consciência e ilumina as necessárias mudanças na alimentação, hábitos, pensamentos e atitudes para que o próprio paciente possa se desintoxicar e regenerar, ou seja, curar-se.

Mas, perceba que interessante: esta avaliação funciona praticamente como uma terapia de autocura.

Assim, proponho uma auto-avaliação do seu nível atual de intoxicação pela ótica da MTC, refletindo e pontuando as sete condições da saúde e da felicidade. Recomendo que você realize este teste agora e, só o repita após dois a três meses de prática de uma Alimentação Desintoxicante, para perceber sua capacidade de disciplina, regeneração e cura.

Cada uma das sete avaliações propostas abaixo tem uma escala de pontuação, não necessariamente numérica, mas bastante consciencial. Esta quantificação irá te proporcionar uma noção de peso e importância ao quesito em estudo.

As três primeiras avaliações são de cunho mais fisiológico e falam do funcionamento do corpo físico como um todo.

A quarta, quinta e sexta avaliações estão ligadas muito mais às inteligências emocional e afetiva. Ou seja, seu potencial para amar, compreender, perdoar e ter compaixão. Primeiramente de você e depois, num movimento de transbordamento, os outros a sua volta e no universo.

A sétima avaliação fala do funcionamento dos intestinos, um foco em princípio bem fisiológico, mas submilinarmente, contém informações sobre inteligências e espaços para o amor.

Assim, você tem a possibilidade de fazer de zero a 200 pontos e, quanto maior a sua pontuação melhor a sua condição de saúde e a disponibilidade para viver o lado feliz da vida.

Você não precisa de pressa para respondê-las e pontuá-las, mas de humildade e veracidade. Imprima ou copie esta tabela e faça as anotações e marque a data da avaliação.

1 - AUSÊNCIA DE CANSAÇO (de 0 a 20 pontos) - Zero ponto significa muito cansaço e 20 pontos significa muita disposição e vitalidade.

Não deveríamos sentir cansaço. Se você está propenso a resfriados, viroses freqüentes isso significa que sua constituição está cansada há meses e anos.

Se lhe pedem para realizar algum trabalho (desafio) e você disser: "É muito difícil" ou "É impossível" ou "Eu não estou preparado para fazer isso" ou "Eu não vou conseguir", esse é o grau de seu cansaço porque, se você tem boa saúde, superar dificuldades, uma após outra, é super normal. Na verdade é estimulante.

Desafios fazem parte da vida e sempre serão maiores conforme crescemos. Os mestres dizem: "Quando já aprendeu a fazer algo é hora de mudar para aprender a se aventurar ao desconhecido. Quanto maior a dificuldade, maior será o prazer de sublimação ".

O cansaço pode ser considerado a verdadeira causa de todos os males, porque vontade de enfrentar de frente os desafios é um sinal claro de vitalidade. Disciplina, coragem, determinação e força de vontade são todas atitudes sábias, necessárias à conquista da serenidade e equilíbrio emocional, abandonadas em nome do cansaço. Cansaço e preguiça são o antônimo de espiritualidade.

2 - BOM APETITE (de 0 a 20 pontos) - Zero ponto significa uma alimentação passional e destrutiva e 20 pontos significa uma cumplicidade com o corpo via uma nutrição consciente e saudável.

Se você não pode ingerir um alimento fresco e natural com prazer e gratidão para com o Criador, é sinal de que lhe falta apetite. Se você acha apetitoso um simples prato de arroz integral ou de salada verde, isso indica um bom apetite, um bom estômago.

Se você só deseja ou sente atração por guloseimas que dão prazer, mas não necessariamente nutrem, você precisa rever o grau de amor pelo seu corpo e saúde.

Alimentar-se não é tudo na vida, mas é uma base desta experiência tridimensional. Ela é que sustenta a vida neste corpo de carne e osso.

Entretanto, quando estamos equilibrados emocionalmente o alimento perde este contexto de 'fome afetiva' e ser tão básico; fica somente uma necessidade muito frugal, como a da Alimentação Desintoxicante ou 'fome orgânica'.

Uma boa alimentação apresenta três qualidades fundamentais: 1) Ser nutritiva, concentrada de substâncias que alimentam verdadeiramente as células, 2) Ser gostosa e prazerosa e, 3) Ajudar o corpo a eliminar seus excretos.

Pelo menos nas grandes cidades, o capitalismo selvagem comanda que o nutritivo dê lugar ao prático. Na visão da vida moderna o nutritivo virou trabalhoso e pouco prazeroso. Tem que preparar, temperar, mastigar, se informar, raciocinar. Uma inversão de valores. Alimento integral e nutritivo virou frescura.

Isso acontece cada vez mais, conforme a pessoa vicia-se em alimentos ruins (pobres, vazios) e não tem apetite para os alimentos saudáveis (crus, frescos, maduros, integrais e orgânicos).

Mas, quanta lucidez, energia e sensação de vitória vêm após uma refeição natural?

3 - SONO PROFUNDO (de 0 a 20 pontos) - Zero ponto se você fala dormindo, tem pesadelos ou insônia e 20 pontos se 6 a 8 horas de sono lhe satisfazem plenamente, despertando com alegria e disposição.

Se você não consegue pegar no sono minutos após deitar a cabeça no travesseiro, com a sensação de paz de um dia bem vivido, significa que o seu Ser está descontente com algo. Dormir em paz e com fé traz a qualidade do sono tranqüilo e restaurador.

Se você não consegue acordar na hora fixada ao deitar-se, ou sente preguiça para levantar-se, seu sono está sendo insatisfatório.

Nada é importante o suficiente para tirar nossas horas de relaxamento e descanso. São exatamente elas que permitirão, no dia seguinte, ter garra para seguir com a devida coragem na superação dos desafios. E, fique de olho: O que você está ingerindo horas antes de deitar-se?

4 - BOA MEMÓRIA (de 0 a 20 pontos) - Zero ponto significa muita dificuldade para lembrar das coisas e 20 pontos se você não esquece nada do que vê e ouve, sinalizando boa memória.

A capacidade de retenção aumenta com a idade. Seríamos infelizes se perdêssemos a lembrança daqueles que foram bons para nós. Sem uma boa memória não podemos ter bom discernimento e teremos falhas de conduta. A memória é um fator muito importante da nossa vida, a base de nossa personalidade. Os iogues, budistas e monges sempre têm uma boa memória, chegando a lembrar-se de vidas passadas.

Viver o presente, sem divagar no passado ou ter ansiedades pelo futuro, nos beneficia com uma vida muito mais plena e saudável. Muitas vezes não lembramos das coisas porque simplesmente não estamos vivendo o "aqui e agora" de nossa existência.

Você já reparou como é desagradável conversar com pessoas que não estão "presentes", e que segundos após você ter falado algo, perguntam exatamente sobre aquilo que acabamos de falar? Este é um péssimo sinal. Pense sobre isso, pois o nosso futuro é o resultado do que pensamos e semeamos em nosso presente. Lembre-se.

5 - BOM HUMOR (de 0 a 50 pontos) - Zero ponto para mentes negativas que costumam ser rígidas e refratárias ao novo e 50 pontos, bem você pode imaginar!

Liberdade. Sem cólera, sem mágoas. Um homem saudável, mesmo que surja o medo, confia e é positivo para com sua vida, portanto atrai sua felicidade. Vence em todas as circunstâncias. Será tão mais entusiasta e feliz quanto mais entrar em sintonia com as suas dificuldades. A sua aparência, voz, conduta e mesmo as suas críticas devem provocar a gratidão e o bem estar de todos os que lhe rodeiam (50 pontos).

Cada palavra ou ato deverá expressar a sua alegria e reconhecimento, a gratidão. Cientificamente já está claro que mentes positivas apresentam maior capacidade de aprendizado e adaptabilidade.

Como poderemos viver sem freqüentes momentos felizes? Sem admitir o novo em nossa vida? Que tal sermos como uma criança que é insaciável por aprender, crescer e conhecer o novo?

Lembre-se: O que mais irrita ou magoa uma criança é a rotina, a mesmice e a sisudez. Quanto você consegue rir e se contagiar ao estar com uma criança? Quanto você curte ter amigos que te fazem rir?

Se você tem qualquer queixa a formular, de ordem moral, mental ou social, o melhor é isolar-se em silêncio, e expressar o seu ressentimento consigo mesmo. Pergunte-se: por que isto está acontecendo comigo? O que devo aprender? E voltar para o mundo com mais vontade de ver o lado luz de tudo e todos, inclusive e principalmente o seu.

Bons remédios para ajudar a curar o mau humor são exatamente os sucos frescos da Alimentação Desintoxicante que neutralizam diariamente a acidez do sangue e ajudam a reduzir gradualmente o açúcar, mel, chocolates, alimentos industrializados e aditivados, etc. que acidificam o sangue.

Respirar, meditar, colocar as toxinas para fora ao excretar mandam embora o baixo astral.

Neste mundo em que vivemos, dificilmente encontramos pessoas agradáveis e positivas porque a maioria está doente, digna de lástima. Não consegue sentir alegria e bom humor, e esta é uma péssima escolha de vida. Que saída tem uma pessoa mal humorada?

Ofereça para você mesmo bom humor, sorria e pronuncie, com voz agradável, a palavra mágica "obrigado", em todas as circunstâncias, e tão seguidamente quanto possível.

A cegueira do espírito é bem mais perigosa que a cegueira física. É necessário curá-la o mais rapidamente possível. Jamais perca de vista a origem da sua fortuna e da sua vida. O fato de estarmos sempre na freqüência do negativismo e do mau humor revela que estamos vivendo no mundo da ilusão, que frustra e deprime.

A vibração do bom humor, inteligência emocional e criatividade pertence ao mundo da realidade. Portanto, "caia na real". Você pode estar sempre agindo de forma sábia, ou RE-agindo aos desequilíbrios do mundo. Pense e opte por ser feliz e dono do seu próprio poder.

6 - RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO E AÇÃO = INTELIGÊNCIA (de 0 a 20 pontos) - Zero ponto para dificuldade de pensar e planejar tudo e 20 pontos para quem tem clareza e lucidez em tudo que fala, lê e faz.

Quando em bom estado de saúde, devemos possuir a faculdade de pensar, ponderar, refletir e agir da melhor forma possível e no menor tempo possível. Esta é a melhor definição de inteligência que conheço.

A inteligência é uma expressão da liberdade. Aqueles que são rápidos e objetivos, bem como prontos a responder a qualquer apelo ou desafio, encontram-se em boa forma e não ficam presos a nada ou ninguém (20 pontos). A liberdade é uma expressão da inteligência.

Usando-as com sabedoria, você pode se tornar o co-criador da sua própria vida, realidade, saúde e felicidade. Fazer-se de vítima é sinal de baixa inteligência.

Dizem os grandes mestres que o único aspecto definitivo na vida são as eternas mudanças. E para lidar com as mudanças temos que ser inteligentes, livres (desapegados) e criativos.

7 - INTESTINO PRESO (de 0 a 50 pontos) - Zero ponto significa intestino muito constipado podendo levar mais de 3 dias sem ida ao troninho e 50 pontos revela aquele relógio, com idas de 2 ou mais vezes ao super trono.

Essa é uma avaliação também muito importante. Existem pessoas em que este sintoma é crônico (zero ponto). Em outras, ocasional. De qualquer forma, considero uma doença grave que deve ser tratada com rapidez e consciência.

Ela está ligada originalmente ao medo de soltar coisas, como um casamento constrangedor, ou a um tanto de emoções negativas provocadas por uma rejeição, ou a crenças que fazem a gente pensar que o correto é reter e segurar tudo.

Pode ser também o péssimo hábito de: não ter um horário para atender com regularidade as necessidades fisiológicas, usar roupas muito apertadas que diminuem a circulação do sangue, a falta de atividade física devido a uma vida por demais sedentária, ou uma alimentação pobre em alimentos vivos e naturais que são ricos em fibras e água, ou o péssimo hábito de não se hidratar de forma adequada diariamente. Ou de não mastigar bem os alimentos.

Bem, vou parar de encontrar motivos: mude seus hábitos, pensamentos e atitudes.

Segundo: arranje um horário para ficar à vontade no banheiro e "deixar sair" o que é necessário em paz. Aí, senta e espera, tomando consciência do que você está fazendo... DESAPEGANDO - DEIXANDO SAIR.

E atenção, muito respeito por este momento. Minha avó dizia: "Quem vai uma vez e não faz bem, três vezes vai e três vezes vem".

"Desapegue-se" de forma muito bem feita. Será a certeza da sua limpeza. Acho importante que você olhe para "ela", agradeça e celebre antes da despedida descarga abaixo.

Outras pessoas poderão dizer que não têm prisão de ventre. Mas os intestinos apresentam um funcionamento regular e eficaz?

Os gases são comuns? Qual o odor destes gases e das próprias fezes? Qual a consistência, cor e o volume?

O ideal é ter um horário diário de "higiene" e limpeza.

Quanto mais líquidos e alimentos frescos e naturais ingerimos, maior será o volume e melhor a consistência ideal das fezes. Mais eficiente a limpeza.

Quanto mais ingerimos alimentos intoxicantes menor o volume e maior o odor das fezes. Mais incômodos para o nosso corpo.

Mas, qualquer que seja a sua pontuação, o propósito é fazer você refletir e incentivar um estilo de vida onde o consumo de alimentos construtores seja cada vez maior. Eles limpam e fortalecem, ajudando o corpo a livrar-se de doenças potencialmente perigosas, quando nos primeiros estágios.

Entenda aqui que a palavra "alimentos" deve ter uma forma bastante ampla de significância.

Muitas curas milagrosas podem resultar de uma dedicação e valorização destas sete qualidades da saúde e felicidade.


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.

 


* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine