Exercício I - Respirar e observar

Conceição Trucom *A respiração é um indicador do estado emocional e mental. Quando as emoções estão agitadas, a mente estará agitada, e a respiração CERTAMENTE. Se a respiração acalmar, tudo o mais se acalmará.

Quando observamos nossa respiração, descobrimos que a nossa mente e o nosso corpo estão nurn contínuo estado de agitação e desconforto. Com o simples ato de observar a respiração, podemos sentir um relaxar da intensidade das causas, das imagens e refluxos dos nossos sofrimentos.

A prática desse contato consciente com a respiração, por si só, elimina as impurezas das emoções e da mente. Assim, cada vez mais, vamos sentindo um alívio e nossas pre-ocupações deixam de existir. O novo AR trás consigo novas visões, óticas, soluções.

A esse respeito, quando nos aprofundamos na investigação da verdade, verificamos que essa agitação e este desconforto estão presentes nos níveis mais sutis.

A observação da respiração é uma meditação universal, que se baseia na descoberta desta verdade: a de cada momento, tal como ele realmente é.

Ao respirar lenta e pausadamente procure observar, sem reação, seus sentimentos e pensamentos. Se você for dominado por alguma emoção muito forte ou sentir dores no corpo, tente apenas observá-las; permita a manifestação de acordo com as leis da natureza; assim como surgiram, desaparecerão; apenas observe com paciência e serenidade.

Ao compreendermos profundamente dentro de nós como o sofrimento é gerado, compreenderemos também como podemos eliminá-lo. Respirar é vida, é oxigênio entrando em nosso cérebro, em cada célula para nos dar energia, AR, inspirAção...

Observe a sua respiração, cada vez mais serena e tranquila, mais profunda e ritmada, sem criar reatividade, apenas observar, observar e observar...

Sinta-se confortável. Feche os olhos e tente observar sua respiração. Vá relaxando as partes do corpo que estiverem tensas, apenas observando a respiração e percebendo seu corpo, sensações e sentimentos.

Quando vierem os pensamentos, você provavelmente esquecerá da respiração. Não se preocupe, ela é instintiva e você não vai morrer, apenas desidentifique-se dos pensamentos e volte a observar a respiração, calma e serenamente. Pratique este exercício diariamente por 5, 10 ou até 15 minutos.

Leia também: Meditação do Coração

Exercício II - Integrando os hemisférios

Exercício III - Respiratórios de cura

Exercício IV - Respirar é Preciso
 

Este texto faz parte do livro Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - Editora Alaúde.  Recomenda-se a sua leitura na íntegra, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.
 

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte: www.docelimao.com.br

Siga-nos no Facebook

Receba nossos boletins

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!