Meditação - Para Atingir seus Objetivos

Meditação - Para Atingir seus Objetivos

Eleni Trindade *

Meditação, técnicas de auto conhecimento
e filosofia podem ajudar a 'destravar' a carreira

Chega uma hora que o profissional sente a necessidade de crescer na empresa onde está, buscar novas oportunidades fora de lá, mudar de área ou até montar o próprio negócio, mas não sabe como começar.

Especialistas em recursos humanos afirmam que técnicas alternativas podem ajudar as pessoas a 'destravar' a carreira. Meditação, auto conhecimento, ioga, filosofias positivas e terapia do riso são alguns exemplos. “É preciso ter foco e planejamento para mudar. Para buscar motivação, essas técnicas podem ajudar”, diz Juliana Almeida Dutra, diretora executiva da Deep (Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes).

Buscar um apoio nessas técnicas ajuda a preparar os profissionais para tomada de decisões”, afirma Marília Fiuza, coach da Sociedade Brasileira de Coaching. “No caso da meditação, é uma parada importante para refletir e encontrar respostas para suas dúvidas.”

O consultor financeiro Renato Santana, 31 anos, aplicou princípios da cientologia, um conjunto de doutrinas com base em uma filosofia positiva, no seu emprego e conta que conseguiu ter progressos no banco onde trabalha. “Há cinco anos me  entregaram na rua um panfleto. Comecei a me interessar, pois a obra mostra a importância de cultivar bons relacionamentos e entender as pessoas. Antes eu não me preocupava em administrar relacionamentos e desistia. Agora me comunico melhor.”

Lucia Winther, tradutora e especialista na obra de L. Ron Hubbard, criador da cientologia, afirma que essa filosofia consiste no estudo do conhecimento (cie, que vem do scie = conhecimento e logia = estudo). “Um dos conceitos presentes nas obras que é útil para a carreira é o triângulo ARC (afinidade, realidade e comunicação), que significa entender a realidade do outro, dialogar com ele e, assim, criar afinidade. Quando um desses pilares melhora, os outros dois melhoram também e facilitam as relações no trabalho e na vida.”

A publicitária Lilian Monteiro, de 32 anos, encontrou em treinamentos de autoavaliação pessoal a forma de concretizar um sonho antigo: ter o próprio negócio na área de serviços. “Depois de me conhecer melhor nas aulas e exercícios, estou mudando velhos hábitos: revisei meu orçamento, priorizei ganhos, dividi melhor meu tempo e trabalho com metas e um prazo preestabelecido para chegar ao objetivo”, conta ela, que está atuando como corretora de imóveis para complementar a renda de publicitária. “Tudo isso leva tempo e exige dedicação.”

Regina Silva, psicóloga e diretora do Centro de Treinamento Gyraser, que ministra os cursos de desenvolvimento de potencialidade humana, como o frequentado por Lilian, diz que os alunos aprendem a entender suas raízes familiares e desbloquear dispositivos mentais que os impedem de ter  sucesso. “Crenças e hábitos que herdamos dos pais e das religiões às vezes nos limitam. As pessoas precisam se afastar dessas crenças para seguir em frente. Um dos exercícios propostos é escrever em um papel qual é o seu objetivo e repeti-lo antes de dormir durante 30 dias seguidos como uma oração, pois é uma forma de resolver questões internamente.”

Alternativas

Conceição Trucom, idealizadora do portal de Qualidade de Vida Doce Limão, promove aulas de meditação e terapia do riso. “A meditação ajuda a organizar os pensamentos e tomar decisões assertivas”, conta ela. “Já a terapia do riso retira o 'juiz cruel' de dentro de cada um e abre espaço para a criatividade e a inovação.”

O coach Rodrigo Batalha explica que treinamentos de autoconhecimento ajudam a pessoa a encontrar dentro de si a motivação para atingir metas e enfrentar seus medos. “Para combater o medo, o profissional deve prever dificuldades, e suas respectivas soluções, no seu planejamento de carreira. Assim, consegue trabalhar com maior autoconfiança.”

Para Karla Mara Alves de Oliveira, consultora de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, práticas alternativas, como ioga e meditação trazem melhoras para concentração, flexibilidade e controle da ansiedade. “Estar em equilíbrio ajuda o profissional amostrar seu potencial. Se a pessoa tem conhecimento técnico, mas não o mostra na empresa por timidez, perde oportunidades”, explica. Karla essalta que é preciso acreditar para ter resultados. “Essas alternativas são uma forma de conhecimento e todo conhecimento agrega valor para o trabalhador e o aprimora em termos comportamentais.”

 

* Eleni Trindade é Jornalista - Jornal da Tarde - 24.01.2011 - Caderno de Empregos

 

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Saiba mais sobre meditação aqui 

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, a autoria e a fonte. 

Siga-nos no Facebook