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Alim. Desintoxicante Simplesmente Saúde O que são PREBIÓTICOS?
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O que são PREBIÓTICOS?

Conceição Trucom *

O termo PREbiótico é utilizado para determinados componentes de alimentos vegetais, que não são digeríveis em qualquer das etapas do processo digestivo. Portanto resistentes à ação de enzimas.

Os PREbióticos, são na verdade carboidratos ou fibras solúveis em água (hidrossolúveis), encontradas em certos alimentos, como por exemplo, nos cítricos e na maçã.

Não calóricos ou energéticos, o consumo dos PREbióticos são benéficos, porque estimulam seletivamente o crescimento e a atividade de uma ou mais espécies bacterianas no cólon.

Exemplos de PREbióticos são: frutoologosacarídeos (FOS), a pectina, as ligninas e a inulina.

  1. Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo, e finalmente os que menos recomendo uso continuado: mel e cerveja.
  2. A pectina está presente na entrecasca dos cítricos, do maracujá e na maçã.
  3. As ligninas nas cascas de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, amêndoas...) e leguminosas como a soja e o feijão azuki.
  4. A inulina é encontrada principalmente na raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

A inulina extraída da chicória é produzida comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter somente 1 a 2 kcal/g.

Os PREbióticos, ou as fibras alimentares apresentam as seguintes funções:

  • - Ajudam na manutenção da flora intestinal;
  • - Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  • - Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica propiciando uma microflora saudável;
  • - Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
  • - Possuem efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias, responsáveis por inibirem a atividade de outras bactérias que são putrefativas e intoxicantes.

É importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com:

- Estilo de vida,

- Hereditariedade,

- Influências do meio ambiente e,

- Atividade física.

Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.

Leia também: O que são PROBIÓTICOS?


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* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br

Importante ler: De BEM com a Natureza (Alaúde), E se não houver Alimento? (Irdin).

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do LimãoA importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix. 

 

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