Quais os principais sintomas da Desintoxicação?

Quais os principais sintomas da Desintoxicação?

Victoria Boutenko

Antes de responder, quero contar uma estória para vocês. 

Quando trabalhei no Creative Health Institute (CHI), as pessoas que chegavam lá a procura de ajuda, ficavam hospedadas por 2 a 6 semanas para se desintoxicar e aprender o estilo de vida crudívoro.

Para resolver seus problemas de saúde, primeiro elas eram instruídas a fazer 2 dias de dieta com sucos, depois eram alimentadas com sucos de clorofila, grãos brotados e outros alimentos crus. Todos os dias elas se encontravam com os instrutores para discutir os sintomas da desintoxicação, que são os eventos normais que envolvem a cura.

Elas se queixavam de erupção da pele, dor de cabeça, diarréia, resfriado e fraqueza.  Havia sempre uma pessoa, em cada grupo, que não apresentava nenhum sintoma. Em vez de ser uma boa notícia, os instrutores sabiam que não ter sintomas de desintoxicação é um sinal de alerta.

Não ter sintomas de desintoxicação significa que o organismo não tem reservas de energia para criar uma situação de cura. Por isso é que desejo que vocês celebrem esses eventos. Quando adotamos a dieta crudívora, imediatamente devolvemos ao corpo a energia que lhe é própria para se curar, e entramos no processo de desintoxicação. Se isso não acontece, pode ser um sinal de algum problema. Por isso é bom estar alerta, preparado para viver a reação de desintoxicação do organismo.

Mesmo que você tenha os sintomas de desintoxicação num dia inconveniente, no trabalho ou enquanto participa de uma reunião ou numa viagem, não importa, seja grato. Se você tem sinais de desintoxicação, você deve celebrar. Sinta-se feliz! Comemore!

Quais são os sintomas mais comuns de desintoxicação?

75% das pessoas que adotam o crudivorismo, experimentam uma rachadura e inflamação nos lábios. Isso acontece porque a saliva se torna muito ácida, o que irrita os lábios e a gengiva. Os lábios ficam sensíveis e irritados. Não adianta lavar ou usar nenhum creme. A única coisa a fazer é esperar que a saliva volte ao normal. Quando você começa a dieta crudívora, seu corpo começa a se limpar liberando no sangue toda a sujeira acumulada. Isso cria uma situação de acidez, temporária. Por isso é que quando fazemos jejum, exalamos mau cheiro. Quando fazemos jejum ou mudamos nossa dieta de forma radical, nosso corpo cheira a amônia.

Um outro sintoma de desintoxicação é a fraqueza. Muitas pessoas experimentam algumas horas de fraqueza na primeira semana. De vez em quando nos sentimos tão fracos, de repente, porém essa sensação logo desaparece e passamos a ter mais energia do que nunca. A fraqueza aparece quando o corpo usa esse tempo e energia para limpar certos órgãos. De repente ele encontra um órgão que precisa ser trabalhado. Uma mensagem é enviada ao centro de energia e ele diz,  “ôpa, tem alguma coisa aqui. Preciso demorar um pouco mais nesse local e usar energia extra.” É assim que o corpo trabalha.

Um outro sintoma é dor de cabeça. Se você comeu muito açúcar branco na sua vida, tomou muito café ou sempre usava analgésico, provavelmente vai experimentar dores de cabeça. A dor de cabeça normalmente não dura mais que dois ou três dias, mas parece insuportável. Para lhe ajudar a se sentir melhor, deite, descanse, procure dormir, relaxe numa banheira de água quente ou faça uma lavagem intestinal. Pergunte a seu corpo “o que é que você precisa?” E ouça.

Nosso corpo divide as toxinas em grupos. Um grupo é eliminado através dos ouvidos, um outro é facilmente eliminado pelo nariz. Algumas toxinas só podem ser eliminadas através da pele, via suor. Quanto mais ácido o suor, mais persistente será a irritação. O que fazer para aliviar essa irritação? Entre numa banheira de água quente e transpire. Faça uma sauna. Quando fizer sauna, lembre-se de tomar banho depois para retirar do corpo o suor ácido. Tenho observado pessoas entrarem numa sauna e depois sentarem do lado de fora para secar. O corpo então, reabsorve as toxinas. Quando nossos poros estão fechados, a pele funciona como uma esponja, absorvendo tudo de volta. Por isso devemos tomar uma boa ducha depois da sauna, para retirar o suor e as toxinas. Água morna é melhor, porque os poros vão se abrir facilitando a saída das toxinas.

Uma outra forma de eliminação é a diarréia. Algumas pessoas têm diarréia, o que é muito bom. Certa vez rezei para ter diarréia e não tive. Um amigo meu não queria ter diarréia e teve muitas vezes, por seis meses. Queria ter diarréia porque eu tinha prolapso do cólon e soube que a diarréia faz o cólon se ajustar. Diarréia não é uma coisa ruim e nem sempre é causada por bactéria. Diarréia é causada pelo corpo tentando se purificar.

Quando você tiver sintomas de desintoxicação, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com alguém da comunidade crudívora que tem mais experiência e que poderá lhe tirar algumas dúvidas. Esse contato é importante porque por mais que eu tente explicar, as pessoas muitas vezes entram em pânico, e é preciso estar confiante de que o caminho escolhido para ter saúde foi o caminho certo. Você pode ligar para um outro crudívoro. É fundamental ter alguém que possa lhe dizer que você está bem e que tudo o que está sentindo é normal no processo de cura.

Ao sentir um dos sintomas descritos, você deve levar em consideração fazer um jejum tomando apenas suco durante 24 a 48 horas. O jejum vai acelerar o processo de desintoxicação. Leia livros sobre o assunto, antes de decidir fazer jejum. Se você quiser fazer um jejum prolongado, vá a uma clínica especializada, que é a forma mais segura.

Texto extraído do livro Os 12 passos do Crudivorismo - Victoria Boutenko - editora Alaúde.

Leia mais em: Desintoxicação é uma forma de cura

A Dieta Amucosa - Mário Sanchez


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos

Siga-nos no Facebook

Receba nossos boletins

Inscreva-se na Turma Doce Limão, receba gratuitamente nossos boletins e ainda ganhe a Apostila de Meditação, em formato PDF.