Alimentação Desintoxicante I - O 'banho interno diário'

Conceição Trucom *

Alimentação Desintoxicante é uma cumplicidade com o corpo que lhe proporciona uma limpeza diária, o que chamo de um "banho interno diário".

A Alimentação Desintoxicante não tem, em primeiro plano, o propósito de manter a pessoa alimentada ao longo do dia. Nem tampouco a contagem ou preocupação com calorias, balanceamento, etc. 

Mais importante que isso, o objetivo é vitalizar - "acordar" - o organismo o mais rápido e eficientemente e, desta forma facilitar a saída - a liberação, o alívio - de todas as suas toxinas, venenos e excessos - suas desarmonias.

Observe na figura acima que o eixamento, ou seja, a força do movimento 'norteado' (ação com norte), do movimento assertivo, parte de um eixo, jamais da roda ou pneu. Quando a ação parte de fora do eixo, ela não tem poder, força, nem direção assertiva, pois quem sempre comanda o movimento é o eixo. Neste caso, ações sem norte geram ansiedade, medo, insegurança, expectativas falsas, sintonia com o inconsciente coletivo, crenças, etc.

Mas, para chegar neste eixamento (norteamento) e se manter nele é preciso lucidez e a sanidade integral (corpo, mente, emocional e espiritual), exercitar o poder pensante (mentes racional e espontânea em equilíbrio). Saiba mais em Onde está a nossa Alma e Bom Humor?

O consumo indiscriminado de alimentos refinados e industrializados, com sua enorme carga de aditivos sintéticos, e de alimentos contaminados por agrotóxicos é, em grande medida, responsável por muitos males.

Some-se o ar poluído, o estresse da vida moderna, que enche nosso corpo de doses exageradas de cortisol e adrenalina, e o coquetel de intoxicação está pronto.

Ao longo de pesquisa e vivência com terapias mais eficazes, descobri que para permanecermos saudáveis neste mundo tóxico, precisamos nos envolver ativamente, conhecer métodos que, usados diariamente, reduzam tanta agressão ao nosso corpo, e ofereçam-lhe nutrientes e ambientes, internos e externos, menos agressivos.

Assim, fazer uso freqüente de alimentos desintoxicantes na forma de sucos e chás, como também de atividades desintoxicantes como a meditação, exercícios corporais e de respiração, são todos ferramentas, de valor inestimável, nessa jornada rumo a um organismo mais leve, desintoxicado, harmônico e saudável.

Exemplos de alimentos que auxiliam na desintoxicação, ou seja, na mobilização (eliminação) dos excretos e excessos, são aqueles vivos, portanto crus e frescos, ricos em vitalidade, energia, água (viva = ativa), enzimas, vitaminas, sais minerais e fibras naturais:
    » Frutas;
    » Folhas verdes;
    » Sementes (linhaça, gergelim, girassol) Germinadas e Brotos;
    » Legumes e Hortaliças (berinjela, abobrinha, pepino);
    » Raízes (cenoura, beterraba, inhame, bardana) e;

Exemplos de alimentos que destroem a vida, principalmente se consumidos em excesso, pois enfraquecem lentamente as defesas do organismo: açúcar (principalmente o branco), sal (principalmente o refinado), cacau, café, chá (exceção aos de ervas), álcool, gorduras animais, gorduras aquecidas, aditivos e substitutos químicos, alimentos excessivamente processados ou estocados.

Leia mais em: Os 7 estágios da doença

A vitalidade dos alimentos

Alimentação Desintoxicante II - Deixar Sair

Alimentação Desintoxicante III - Sintomas de Intoxicação

Alimentação Desintoxicante IV - Os 5 sistemas excretores

Alimentação Desintoxicante V - Os 4 pilares

Receitas em Alimentação Desintoxicante: A Prática
 

Confira na AGENDA sobre nossos cursos, oficinas e palestras da Alimentação Crua e Viva: DESINTOXICANTE...
 

 

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br 

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do LimãoA importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix. O que possibilitará o consumo desta fruta e a prática dessa filosofia de vida com responsabilidade.  

Siga-nos no Facebook