layout
layout
docelimao
layout
layout
layout
layout
 
 
Alim. Desintoxicante Cultura Orgânica Orgânicos podem prevenir doenças
Share to Facebook Share to Twitter Share to MySpace Stumble It Share to Reddit Share to Delicious Share to Google Buzz Email a Friend Print 

Orgânicos podem prevenir doenças

O médico paranaense, Dr. Tsutomu Higashi explicou, durante palestra, a diferença que produtos orgânicos podem fazer na alimentação.

Pensando em quem busca uma melhor qualidade de vida a partir de uma alimentação mais saudável, o Dr. Tsutomu Higashi apresentou na última terça-feira, dia 20.06.07, a palestra: “Produção Orgânica como Alternativa”.

O objetivo foi mostrar às pessoas que o consumo de alimentos orgânicos (produzidos sem agrotóxicos) pode resultar em melhor qualidade de vida melhor, fortalecer a saúde e até prevenir ou tratar algumas doenças.

Segundo o Dr. Higashi, o primeiro princípio da segurança alimentar é o de não ser envenenado. “Não adianta se preocupar com a quantidade de seus nutrientes se o alimento já estiver contaminado. Uma das coisas que desejo mostrar é que existe sim a possibilidade de uma alimentação sem veneno”, explicou o doutor.

Para ele, o problema da contaminação dos alimentos começa ainda no campo, quando produtores e as empresas que vendem os agrotóxicos aos produtores não se comunicam da forma correta e contínua como deveria ser para que este negócio fosse, antes de lucrativo, seguro, recrimina.

O médico acredita que a única maneira de resolver esse problema é acabar com a idéia de que sem veneno, sem herbicida, sem inseticida não haverá colheita. “Isso não é verdade, o problema é que até as escolas de agricultura ensinam isso.”

“É fundamental a conscientização da população a respeito desse problema. À medida que as pessoas percebem que estão comendo veneno, elas vão consumir menos, e forçar o aumento na produção dos alimentos naturais ou orgânicos”, declara Higashi.

Ele aponta também o descaso da medicina com relação à saúde alimentar. “Houve uma dissociação da agricultura com a medicina nos últimos anos, quando 85% dos casos de câncer vêm de uma alimentação imprópria. Isso mostra que os médicos deviam se preocupar mais com esse problema”, alerta.

Formado em medicina na Universidade Federal do Paraná, o Dr. Higashi fez cursos de pós-graduação no Brasil, no Japão e nos Estados Unidos. Além disso, possui centenas de trabalhos publicados nacional e internacionalmente. No Paraná, o médico foi um dos pioneiros dentro das áreas de Terapia Ortomolecular e Homeopatia.

A organização da palestra foi feita pelas ONGs Orgânica, Terra Livre e Estação Natural, e contaram com a colaboração da Associação Médica de Londrina, da Fundação Mokiti Okada, da ONG Maytenus e da Manancial D’Ouro, da qual Higashi faz parte.

Paraná Shimbun

Última atualização em Sáb, 18 de Abril de 2009 13:17
 

Receba nossos boletins

Inscreva-se na Turma Doce Limão, receba gratuitamente nossos boletins e ainda ganhe a Apostila de Meditação, em formato PDF.

 
   
layout layout
 
Copyright © 2012 Doce Limão - Alimentação natural, desintoxicante, crua e viva, linhaça e muito mais por Conceição Trucom. Todos os direitos reservados.