Sucos de Luz do Sol

Sucos de Luz do Sol

Conceição Trucom *

Nunca estivemos tão distantes e desconectados da natureza. Mesmo os praticantes do vegetarianismo, podem estar escondidos por trás de uma grande fachada de ilusão, e ter péssimos hábitos alimentares. Diante de um alimento fresco e vivo, grande parte das pessoas não sabem de onde vêem ou como consumi-lo adequadamente.

Cegueira da ilusão: por que frutos alquímicos da natureza, plenos de energia vital e cósmica, precisam ser refinados, aditivados com sintéticos, super cozidos, congelados, “microondeados”, encaixados, engarrafados? 

Neste caminho desnaturamos o alimento, acidificamos nossa alimentação, nos afastamos da natureza, a do planeta e a nossa. Esquecemos que fazemos parte da natureza, do contato com a terra, com a água, com os alimentos. Adoecemos porque nos afastamos da origem. Os alimentos cozidos desencadeiam no organismo humano dificuldades digestivas, acidificação e estruturas viciantes. Isto é, cada vez mais o organismo deseja doses mais ácidas, e essa acidez gera euforia e depressão exatamente como acontece com as drogas. Um círculo vicioso, que torna “normal” quem vive nele e “anormal” quem sai por não se identificar com ele.

Mas existem maneiras de trazer a nossa vida de volta à vida. Sem radicalismos, ninguém precisa mudar 100% sua alimentação e escolher por viver somente da alimentação crua e viva. Até porque a intoxicação é tanta, tão imensa, que muitos organismos não agüentariam tal choque, tal como uma desintoxicação de drogas pesadas.

Segundo Ana Branco: "Na Alimentação Crua e Viva, tudo o que estamos acostumados a comer impunemente são drogas: açúcar branco ou mascavo, pão integral com tofu, peixe grelhado, caldinho de feijão com arroz, biscoito de água e sal, sorvete de creme, etc." Isso porque os alimentos industrializados e as misturas de amido com proteína são altamente acidificantes, causando dependência. Mas Ana não "prega" a sua maneira de alimentação. Segundo ela, é "só para os que escolhem ser o que sempre foram". No entanto, ela dá receitas para que qualquer pessoa possa incorporar a força dos alimentos vivos no dia-a-dia, mesmo que não tenha intenção de abandonar de vez seus velhos hábitos de alimentação cozida e processada.

As principais ferramentas da Alimentação Crua e Viva são:

1) As sementes germinadas - alimento biogênico (que gera e acorda a vida).

2) O Suco de Luz do Sol - o puro leite da natureza, um coquetel de clorofila (nutrição e desintoxicação).

Este suco, pode ser consumido por crianças de todas as idades, desde os 6 meses (quando sai do peito materno) até 70, 80 ou mais anos.

O único cuidado é que para crianças (e iniciantes) precisamos colocar mais maçã, ervas mais doces e não exagerar na couve. A semente de girassol a ser germinada deve ser idealmente a sem casca e a proposção 1 a 2 colheres (sopa)/mamadeira de 150 ml.

Trata-se de um novo caminho. Para quem decidiu, chegou a hora de praticar uma alimentação que alcaliniza, mineraliza e vitaliza: “acorda”. As células, os líquidos corporais, os tecidos, os órgãos e vísceras, os sistemas, o organismo, A Vida.

Quando a semente germina, torna o solo e tudo o mais alcalino, e alcalinização é sinônimo de vitalização, força, vida em gestação, em expansão. Quando deixamos a semente de molho em água à noite, sua latência termina e se dá início a liberação de comandos: é hora de germinar, de expandir, de virar planta, de perpetuar. Durante este “despertar” da semente ocorre uma ampliação do valor nutritivo e vibracional em até 20 mil vezes. Difícil explicar, pois é a alquimia da natureza acontecendo. O invisível da energia telúrica (da terra), da energia cósmica e solar, ofertadas em prol da propagação da vida.

Mais fácil é vivenciar.

Sementes e grãos germinados são a base da alimentação viva. Puras, misturadas, trituradas nos sucos ou preparos culinários os mais criativos. Suco de Luz do Sol, é um suco verde, rico em clorofila (folhas e brotos), frutas, raízes e sementes germinadas. A energia solar, estocada em todos os ingredientes, principalmente nas folhas verdes (mínimo 50% da composição dos sucos), será “bebida” em copos. Quantas vezes por dia for necessário (cada toma um novo suco, pois devem ser tomados imediatamente após preparo). Quanto mais doente e intoxicado, menor a dose, porém maior a frequência de tomas/dia.

Fáceis de digerir, até porque seus ingredientes estão plenos de enzimas digestivas, estes sucos são assimilados pelo organismo em 30 minutos máximo (quando em jejum), acelerando processos de desintoxicação, alcalinização, vitalização e cura. 

Tomando o Suco de Luz do Sol todos os dias, a pessoa vai aos poucos recuperando sua vitalidade, criatividade, equilíbrio e lucidez. Não precisa ter pressa, basta ter ritmo.
 
A Receita Básica para 1 pessoa
Ingredientes:
  • 1 maçã média picada com casca e sem semente (a maçã irá dar o tom de doçura do suco). Iniciantes precisam colocar mais maçã (tipo 1 grande ou 2 pequenas) para irem se adaptando aos novos sabores, principalmente das folhas.
  • Opcional: 1/2 pepino médio (cuidado pepinos não orgânicos contém elevado teor de contaminação por agrotóxicos). Sua principal função é ser o socador para forçar os ingredientes a entrarem no fluxo do liquidificador.
  • 3 folhas de couve (manteiga, do brócolis ou da couve-flor) ou outra hortaliça verde escura (escarola, folha da beterraba, rama da cenoura).
  • 3 ramos de hortelã, capim limão ou erva cidreira.
  • 1 mão de girassol germinado (sem casca) ou 2 mãos (se for com casca).
  • 1 cenoura média.
  • Suco fresco de 1 limão médio (responsável pela rápida alcalinização e assimilação dos minerais).
  • Opcional: 1/2 xícara (chá) de legume picado como abóbora ou chuchu.
Preparo:
Coloque a maçã picada no liquidificar, acrescente o suco fresco do limão e use o pepino como socador até que o primeiro líquido se forme. Se não quiser usar o pepino, costumo dobrar uma folha de couve e usá-la com a mesma função. Coe num coador de pano - ver Panelas Furadas a - e volte para o liquidificador. Acrescente as sementes germinadas, as folhas verdes, o legume e a raiz. Coe e beba imediatamente.
 
(a) Este suco, quando tomado em jejum (seu horário ideal de toma) SEMPRE deverá ser coado na Panela Furada 1 (PF1), feita em voil (organza). Nos demais horários usar a Panela Furada 2 (PF2). No caso de preparo para crianças SEMPRE deverá ser coado na PF1, independente do horário quando será oferecido.
 

Comentários:

1) Os ingredientes precisam ser necessariamente crus, maduros e frescos. Idealmente orgânicos. JAMAIS hidropônicos pois esse tipo de cultura é 100% artificial, gerando produtos inchados e com absurdo/perigoso desbalanceamento mineral.

2) Sobre as questões de proporções e combinações, confira nos links abaixo o que recomendo como leitura e aprofundamento.

3) Sobre escolhas dos ingredientes é importante seguir a receita básica enquanto Suco de Luz do Sol. Entretanto, uma vez minimamente desintoxicada e informada sobre as combinações básicas, a pessoa já precisa escutar a sua fome orgânica que é sana (diferente da fome afetiva que ,em geral, não é sana). A fome orgânica tem o valor de falar mais alto e ser mais verdadeira do que as regras de alguém de fora do seu corpo, das suas células.  Ou seja, quando sinto vontade (sintonia com) de colocar manga ou abacaxi no meu suco, respeito o meu Ser somente.

4) Sobre o limão, como estudiosa, química e cientista, claramente que não concordo com a limitação proposta pela Ana Branco do Bioship. Aliás, uma das principais funções do limão é exatamente a da mineralização, aumentando a biodisponibilidade dos micronutrientes presentes nos demais ingredientes dos sucos desintoxicantes, verdes e de Luz do Sol. Uma prova fácil é fazer ao mesmo tempo um suco verde ou de Luz do Sol usando o limão e outro mesmo suco sem o uso do limão.

Será assim observado que o suco preparado sem o limão irá ficar em tom verde-marrom, revelando rápida oxidação e o segundo suco (com o limão), permanecerá de um verde vivo (como o da imagem acima) até a hora da toma.

Estudo em mesa radiônica revela:
Qualidade nutricional e vibracional do Suco de luz do Sol sem uso do limão: 90%
Qualidade nutricional e vibracional do Suco de luz do Sol com uso do limão: 100% = PLENA
 

Não deixe de assistir aos Vídeos - Como preparar o Suco da Luz do Sol

Leia também: Como germinar grãos e sementes

Alimentação Desintoxicante x Doenças

Combinação de Alimentos - Parte 1

Combinação de Alimentos - Parte 2


 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!

Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 

Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

Todos os títulos


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Siga-nos no Facebook

Receba nossos boletins

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!