O que é Alimentação Balanceada - Parte 1

O que é Alimentação Balanceada - Parte 1

Conceição Trucom *

Alimentação Balanceada significa a cada refeição ou lanche, ingerir carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis (matéria prima de construção energética, celular e hormonal), na proporção ideal para o bom desempenho físico, mental e espiritual.

Este conceito alimentar, apesar de muito mencionado no meio médico, poucos sabem explicar com precisão como acontece na vida prática. Na verdade, embora inicialmente ela contenha uma "moldura" bem ocidental e científica, consegui desenvolver uma versão mais holística, com uma abordagem que visa conhecer com mais consciência o nosso corpo, suas necessidades e seu funcionamento básico.

A partir destes conhecimentos vem o entendimento do corpo físico, e aí podemos ingerir os alimentos com mais vontade de amá-los, plantá-los, colhê-los, manipulá-los e, em celebração, ingeri-los.

Numa postura de cumplicidade com o corpo, estar nutrindo-se com aqueles alimentos que irão causar as melhores condições de aproveitamento energético, de construção e manutenção. E, creia, é neste movimento que realmente transmutamos e sutilizamos os nossos alimentos.

Reconhecer o que são carboidratos, proteínas, gorduras e micronutrientes é portanto o primeiro passo. Um segundo passo será aprender como distinguir suas qualidades nutricionais, usando como fiel da balança, não a decoreba de tabelas ou calorias, mas o nosso discernimento, afinidades sensoriais e o coração.

Harmonizar nossos lanches e refeições é uma arte a que chamamos BALANCEAR. E, o mágico é que nesta postura, será possível conquistar:

  • Perda do excesso de gordura corporal ou o peso ideal;
  • Aumento da energia vital, portanto maior disposição física, energética e mental,
  • Maior lucidez, portanto inteligência plural, criatividade e produtividade;
  • Melhoria acentuada da qualidade do sono, portanto das reposições celulares e rejuvenescimento;
  • A conquista da super saúde através da manutenção diária do equilíbrio hormonal, pois 90% das doenças podem ser explicadas por desequilíbrios hormonais. 

Continua: Alimentação Balanceada e o metabolismo básico - Parte 2

Fonte: A Dieta do Ponto Z - Barry Sears - Editora Pensamento.    

Confira na AGENDA sobre nossas Oficinas da Linhaça e do Limão, além dos cursos e palestras da Alimentação Crua e Viva.
 

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br 

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - ambos editora Alaúde e, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix.

 

Siga-nos no Facebook