10 motivos para não expor as crianças a publicidade

10 motivos para não expor as crianças a publicidade

Conceição Trucom*

Tentei encontrar o autor deste materail mas preciso de ajuda. Se alguém souber me escreve ok? Mas segue a referência de um site no rodapé.

Sacanagem e desrespeito fazem parte da natureza humana aqui na terra. E, ser criança, vulnerável em todos os sentidos, penso ser a maior das crueldades desta terceira dimensão. Pensar que os que fazem as propagandas, anunciam e vendem os produtos são pais e filhos...

Pais e educadores: minimizemos este estupro para com nossos filhos e crianças...

1. É ILEGAL

O Código de Defesa do Consumidor já define que a publicidade que se aproveita da ingenuidade infantil é considerada abusiva, proibindo essa prática.

2. É IMORAL

Crianças são utilizadas como promotoras de produtos para elas e seus pais. Personagens e ídolos infantis são associados a marcas para atrair atenção desse público.

3. ENGORDA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os governos têm a responsabilidade de desenvolver políticas públicas para reduzir o impacto do marketing de alimentos e bebidas com baixo teor nutricional sobre as crianças. Pesquisa realizada pela Universidade de Oxford revelou que uma em cada sete crianças norte-americanas obesas não teria problemas de sobrepeos se não tivesse sido exposta a publicidade de alimentos não saudáveis na tevê. Mais de 15% das crianças brasileiras estão obesas.



4. NÃO É SUSTENTÁVEL

Estudos mostram que nós já consumimos quase um terço a mais do que a capacidade da Terra nos disponibiliza. Estimular o consumo sem reflexão vai na contramão da formação que estamos tentando dar a nossas crianças.

5. EROTIZA

Sutiã com enchimento para meninas de 6 anos, cremes antienvelhecimento para crianças de 8, bonecas com maquiagem, crianças vestidas como miniadultas, festas de aniversário em salões de beleza. Tudo isso está ligado a ações de marketing.

6. DISTORCE VALORES

A publicidade diz a crianças e adolescentes que eles só serão felizes se possuírem ou usarem determinado produto, perpetuando a cultura de que é preciso ter para ser. Boa parte das publicidades estimula a competição, o individualismo, o preconceito e a adulação como forma de conseguir o produto anunciado, além de contribuir para o consumo precoce de álcool e tabaco e para a diminuição das brincadeiras criativas.

7. ESTRESSA A FAMÍLIA

A publicidade infantil é pensada minunciosamente, de forma que as crianças sejam estimuladas a pedir o produto repetidamente para vencer os pais pelo cansaço - esse é o chamado "fator amolação", amplamente estudado e usado pela indústria do marketing.

8. ESTIMULA A VIOLÊNCIA

Pesquisa mostra que o acesso rápido ao consumo, a independência e o prestígio são os principais motivadores de delitos entre os internos da Fundação Casa (SP). Como a publicidade passa a ideia de que só quem tem está inserido na sociedade, crianças e adolescentes acabam usando da violência para conseguir aquilo que acreditam ser necessário para serem aceitos.

9. SE APROVEITA DA AUSÊNCIA DOS ADULTOS

Mais de 85% das crianças brasileiras assistem a tevê diariamente em um tempo médio de mais de 5 horas. A mãe e o pai trabalham fora o dia todo para sustentar a casa e seus filhos. Cenário ideal para a publicidade infantil invadir sua casa e ocupar seu espaço.

10. NÃO SE SUBMETE A NINGUÉM

No Brasil, não há um órgão que fiscalize os abusos cometidos pelo mercado publicitário. As agências e os anunciantaes atuam apenas com base em um acordo de autorregulamentação, que não prioriza os interesses do cidadão e não protege a infância.

Saiba mais: http://consumismoeinfancia.com

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte.


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine