Por Carlos Dreyfus
Trinta anos depois do sucesso editorial do lendário “Sugar Blues”, de autoria do jornalista americano William Dufty, o movimento que aponta o açúcar como o vilão responsável pelas epidemias de cárie dentária, obesidade, diabetes e outras que assolam o mundo moderno, ganha novo impulso com o lançamento de O Livro Negro do Açúcar, do historiador Fernando Carvalho.
Antes disso o livro, prefaciado pelo cardiologista Dr. Sérgio Puppin, e editado pelo próprio autor, foi graciosamente distribuído a pessoas que participavam de grupos do Yahoo e de comunidades do Orkut. Depois, essa distribuição saiu de controle quando o livro foi parar em sites como o 4Shared, de onde pode ser baixado por qualquer pessoa de qualquer lugar do planeta. Na Internet O Livro Negro do Açúcar ganhou asas e hoje está em diversos blogs, sites, comunidades e grupos de discussão. O interesse pelo tema motivou o engajamento dos internautas: as primeiras cópias estavam em Word até que o terapeuta holístico Claudio Lima providenciou uma versão em PDF, a qual circula na internet até hoje. O dentista Nelson Busatta colaborou com a versão em áudio, também disponível a todos. A engenheira de alimentos Jean Marcia Mascarenhas, da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, colocou link para baixar o livro em sua página.
E o interesse pela “edição princeps” de papel não diminuiu. Muitos que tiveram acesso ao e-book fazem questão da versão em livro e têm adquirido mais de um exemplar para socializar o conteúdo da obra com seus parentes e amigos. O engenheiro Wilson Sandoval, de Brasília, chegou a adquirir 40 exemplares de uma só vez!
O historiador Fernando Carvalho preparava-se para escrever sobre democracia, seu tema favorito, quando teve sua atenção desviada para o açúcar em função de um diabete melito que o acometeu, segundo ele de forma inesperada, posto que tinha um estilo de vida saudável e bons hábitos alimentares. As pesquisas que fez para entender o que havia acontecido consigo próprio – e que se estenderam por alguns anos – terminaram por dar origem ao Livro Negro do Açúcar.
A abordagem do livro privilegia os aspectos histórico e patológico do açúcar. Para Carvalho, o açúcar é a substância agressora do metabolismo que contamina a dieta do homem contemporâneo transformando-a na ração patogênica que empurrou a humanidade para a era das doenças crônicas e degenerativas.
A distribuição do livro está sendo feita em livrarias do Rio de Janeiro como a Leonardo da Vinci, Galileu e Letras & Expressões. E também em vários endereços da Internet, como a Estante Virtual e o portal Doce Limão.
Carlos Dreyfus é jornalista - contato@algoadizer.com.br